terça-feira, 5 de julho de 2011

Calculando Ângulos de Abertura


Durante minhas passagens por teatros e espaços que possuem estruturas de
iluminação, tenho encontrado diversas vezes equipamentos que foram adquiridos e
instalados, sem nenhum a preocupação com os resultados desses equipamentos quanto
às áreas de incidência luminosa no palco.
Isso se dá também muitas vezes quando companhias alugam equipamentos para seus
espetáculos.
A que se deve isso?

Pois bem , vamos entender porque os fabricantes apresentam em seus catálogos e
manuais, os ângulos "beam " e " field" de seus equipamentos.
Ângulo de abertura beam é aquele que proporcionará a menor área de focagem desse
equipamento com seus respectivos jogos de lentes ou " lentes solitárias" .
Já o ângulo field, será aquele que proporcionará o maior ângulo de abertura, ou seja,
uma maior área de incidência luminosa.
Por isso mesmo, temos que antecipadamente, saber qual a área a ser iluminada por
esses ângulos e seus intermediários, pois, se comprarmos ou locarmos um
equipamento cujos ângulos não forem compatíveis com as distâncias entre varas e
palco, poderemos ter sérios problemas em nossas criações.
Esse cálculo é bem simples, basta termos em mão a distância entre o equipamento e o
palco ou cenários que estarem os utilizando. Tendo isso, fica fácil agente calcular quais
as áreas menores e maiores de incidência da luz.

A fórmula é a seguint e:

D = 2 x d x tg(a/ 2)

onde D é o diâmetro em metros da área projetada, d é a distância do artefato
( equipamento) ao plano de incidência da luz e a o ângulo beam ou field.
Vamos supor que eu esteja utilizando um elipsoidal de abertura beam 20 graus e
abertura field 50 graus, num a distância de 15 metros da rotunda ou ciclorama.
Para o exemplo acim a teremos então:

Dbeam = 2 x 15 x t g ( 20/ 2) = 5,29m
Dfield = 2 x 15 x t g ( 50/ 2) = 13,99m

Com esses resultados em mãos podemos ter uma idéia do comportamento da
iluminação com mais exatidão. O que nos permite comprarmos ou locarmos
equipamentos adaquados.
Essa dica teve a colaboração do Lighting Designer
Osvaldo Parrenoud

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