quarta-feira, 20 de julho de 2011




A partir do século XVIII, acontecimentos como as Revoluções Francesa e
Industrial, mudaram a estrutura de muitas peças, popularizando-as através de formas
como o melodrama. Nessa época, em todo o mundo, surgiram inovações estruturais,
como o elevador hidráulico, a iluminação a gás e elétrica (1881). Os cenários e os
figurinos começaram a ser melhor elaborados, visando transmitir maior realismo, e as
sessões teatrais passaram a comportar somente uma peça. Diante de tal evolução e
complexidade estrutural, foi inevitável o surgimento da figura do diretor.


O teatro do século XX se caracteriza pelo ecletismo e quebra de tradições,
tanto no "design" cênico e na direção teatral, quanto na infra-estrutura e nos estilos de
interpretação. Podemos dizer, sob esse prisma, que o dramaturgo alemão Bertolt
Brecht foi o maior inovador do chamado teatro moderno. Hoje, o teatro
contemporâneo abriga, sem preconceitos, tanto as tradições realistas como as nãorealistas.

TEATRO NO BRASIL

Do século XVII ao início do século XIX o teatro é marcadamente colonial,
fortemente influenciado pelo teatro português. Os primeiros textos, como o Auto da
festa de S. Lourenço, do padre José de Anchieta, são escritos pelos jesuítas de
Piratininga, numa mistura de espanhol, português e tupi-guarani. Visam a catequese e
são encenados pelos indígenas. Em Minas Gerais, durante o século XVIII, atores
portugueses visitam Vila Rica. A única peça local preservada é O parnaso
obsequioso, de Cláudio Manuel da Costa, em homenagem ao aniversário do
governador. No Rio de Janeiro, na segunda metade do século XVIII, o Teatro do
padre Ventura encena as "óperas" - na verdade, comédias entremeadas de canções -
de Antônio José da Silva, o Judeu (Guerras do Alecrim e Mangerona), autor nascido
no Brasil mas que vive praticamente toda sua vida em Portugal. E o Teatro de
Manuel Luís importa espetáculos de Portugal e da Espanha . As representações
acontecem principalmente em ocasiões festivas, quando grupos amadores montam,
em praça pública, peças de tom popular, louvando as autoridades. Depois que a sala
do padre Ventura é destruída por um incêndio (1769) e a de Manuel Luís é fechada,
d. João VI manda construir, em 1810, o Real Teatro de São João, atual João Caetano,
onde também se exibem atores portugueses. Só no romantismo surge um teatro com
características nacionais.

Nenhum comentário: