domingo, 22 de março de 2009

Princípios Básicos



O método mais comum de iluminar num palco é chamado o Sistema de McCandless. Stanley McCandless escreveu sobre este método em 1932 no livro: UM Método de Iluminar o Palco. O método dele pode não ser um método definitivo, mas é um sistema bastante útil.

O método pode ser descrito como um sistema de 3-pontos. São colocadas duas instalações de iluminação na frente do objeto (ator/Atriz) e uma instalação atrás. As luzes dianteiras, direita e esquerda ficam situadas a um ângulo de 45-grau do objeto (ator/Atriz)e a uma altura igual a um ângulo de 45-graus sobre o objeto (ator/Atriz). Estas posições fazem com que objeto (ator/Atriz) pareça natural e tenha forma em 3-dimensões. As sombras causadas pelos ângulos dos refletores provêem da definição da forma do objeto, sem causar sombras profundas e escuras debaixo das sobrancelhas, nariz ou queixo. O local e o ângulo também permite visibilidade quando o objeto (ator/Atriz)vira a cabeça de lado a lado.
Cor e intensidade acrescentadas às luzes dianteiras proverão visibilidade e definição. McCandless recomendou usar uma cor quente em um e cor fria no outro . As cores misturam entre si, e o aparecimento natural do contraste proverá definição.
A terceira luz será colocada atrás e alto em cima o objeto (ator/atriz) sem estar em cima diretamente ou ofuscar os olhos das pessoas na plateia. O contra-luz causa no objeto uma sensação de afastamento em relação a pano de fundo.dando cortono no ator/atriz ao iluminar a parte de trás da cabeça e topo dos ombros. A cor do contra luz depende das suas intenções.
“Eu preciso de mais do que as três instalações?” Sim, a menos que seu objeto seja um orador que está em um pódio e nunca se move. Baseando-se nas instalações de iluminação e alturas do auditório, você deverá considerar a área coberta por um único grupo de três-ponto de instalações. Então, você precisará de várias instalações colocadas uniformemente pelo palco, com intervalos, para cobrir inteiramente a área utilizada. Isto representa a forma ideal de distribuição de equipamento no espaço. As realidades não são frequentemente ideais.
Se você quiser mais cores poderá ter que dobrar ou triplicar o número de refletores focalizado em nesta área.
Iluminação adicional será exigida para iluminar um fundo, cortina ou paisagem; e criar efeitos que realçam uma área específica ou ação que não será coberta pela “área” da luz geral, ampla.

Nenhum comentário: